Friday, March 4, 2011

"Mãos dadas"

"Não serei o cantor de uma mulher, de uma história,
não direi os suspiros ao anoitecer, a paisagem vista a janela,
não distribuirei entorpecentes ou cartas de suicida,
não fugirei para as ilhas nem serei raptado por serafins.
O tempo é minha matéria, o tempo presente, os homens presentes,
a vida presente." ("Mãos dadas" Carlos Drummond de Andrade)

Eu gostei muito desse poema, deu um ponto de vista um pouco diferente do que outros poemas. A maioria dos poetas focalizam seus poemas nas coisas que Drummond de Andrade disse que não tratarias no poesia dele. Ele não queria ser mais um poeta que escreve sobre a mesma matéria vez apos vez. Talvez minha linha preferida seja a ultima quando ele escreveu, “O tempo é minha matéria, o tempo presente." Por que não escrever sobre o tempo presente em que nós vivemos? Que assunto melhor existe? Eu diria que nenhum. O tempo e as vidas que vivemos agora são as coisas mais importantes. Se não nos importamos nessas coisas agora, nossos futúros serão bem tristes. Eu acredito que Carlos Drummond de Andrade estava querendo dizer isso, que precisamos dar a maior importância para os acontecimentos do dia dia, e o resto das coisas vão cuidar-se delas mesmas.

No comments:

Post a Comment