Thursday, February 10, 2011

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades

"Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança;
Todo o mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades"...

..."E, afora este mudar-se cada dia,
Outra mudança faz de mor espanto,
Que não se muda já como soia." (Luís Vaz de Camões, Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades)

     Esse poema é um daqueles poemas que faz a gente pensar de nossas vidas. Para mim, pelo menos, fez-me pensar bastante de mudança. Qual é a importância de mudança, e como é que nós podemos mudar? Como podemos saber se as mudanças que estamos tendo são para nosso bem ou estão nos-machucando. Eu acredito que todos nós temos uma idéia em nossas mentes da pessoa que gostaríamos de ser quando ficarmos mais velhas. Eu quero ser uma pessoa honesta, que ajuda as outras pessoas ao meu redor. Eu quero continuar mudando para o melhor até o final de minha vida. Quando chegar ao final da vida, eu quero poder olhar para atrás e ver as mudanças que fiz e vê-las como a maneira que terei chegado ao ponto que estarei. Isso é a vida, a meu ver. A vida consiste de mudanças que fazemos diariamente. Se fizermos mudanças positivas todos os dias, seremos pessoas excelentes. Se, por o caso, fizermos mudanças negativas até a morte, com certeza iremos arrepender-nos por não ter sido pessoas melhores ou não ter dado nosso melhor. O autor mencionou essa verdade de mudar-nos todo dia quando ele escreveu, “E, afora este mudar-se cada dia...“ Tenho certeza da importância de esforçar-nos para sermos pessoas boas por meio das mudanças (grandes e pequenas) que fazemos todos os dias.

1 comment: