Friday, February 25, 2011

"Autopsicografia"

"O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a finger que é dor
A dor que deveras sente." (Autopsicografia Fernando Pessoa)

     Eu achei essa parte do poema muito interessante. Nunca pensei de um poeta como um fingidor, mas ao pensar mais a respeito eu comecei a ver que pode ser a verdade. Ao fingir, pode desenvolver emoções que atualmente não tem. Uma pessoa pode tornar-se diferente em muitas maneiras diferentes. Por exemplo, um poeta pode escrever sobre o amor, e nem tem alguém na vida dela para amar. Como é que um poeta pode escrever um poema sobre o amor que está tendo sem ter uma esposa ou pelo menos uma namorada? Bom, eu acho que isso é um direito que poetas têm, o de poder ser uma pessoa sem realmente ser aquela pessoa. Acho que todas as pessoas pensam em ser uma pessoa diferente ou levar uma outra vida, mas é geralmente só os autores, escritores, e poetas que podem levar mais que uma vida. Um poeta pode ser um jogador de basquete, o Presidente dos Estados Unidos, um cantor e uma flor no mesmo dia. Como leitores, devemos reconhecer esse fato ao ler poesia. Devemos colocar-nos na poesia e ser a pessoa que o autor está descrevendo, e assim podemos ser que nem o poeta, levando varias vidas diferentes.

No comments:

Post a Comment