Thursday, October 25, 2012

Nação Crioula

“Trabalhar ninguém trabalha em Luanda a não ser os esravos...Trabalhar representa portanto para o Luandense uma actividade inferior...Fulano vem de uma família trabalhadora...É uma insinuação cruel, capaz de destruir reputações.”

Para muitos, essa citação possa aparecer muito estranho. Porquê uma família seria considerada inferior por ser trabalhadoras? É porque ser trabalhador em Angola significa que trabalha no campo, e então significa que são pobres. A perspectiva Europea é revelada de uma maneira bem evidente nessa citação. Eu acho isso muito triste que ser uma pessoa trabalhadora tem essa noção de ser uma pessoa pobre. A única coisa que uma pessoa pode fazer para ter sucesso é nascer de pais ricos. Por isso, sou grato de viver em uma nação onde há muito opportunidade para sucesso.

Thursday, October 18, 2012

Bom dia Camaradas

"-Não tenho cartão de abastecimento, em Portugal fazemos compras sem cartão. 
-Sem cartão? E como é que controlam as pessoas? Como é que controlam, por exemplo, o peixe que tu levas?"

Eu achei muito interessante essa citação. Mostra o poder que o governo usava com as pessoas em Angola. Para mim, isso seria uma vida muito difícil. Não queria viver assim, de ter um limite da quantidade das coisas que eu compro. E de ter esse quantidade cobrada sem eu poder ter mais se quisesse. 

Thursday, October 11, 2012

Nação Crioula- Agualusa

"Ainda há pouco tempo, porém, este mesmo espaço servia para engordar negros trazidos do interior e em trânsito para o Brasil. já compreendeu, querida madrinha, como fez fortuna o senhor Arcénio de Carpo? Precisamente: comprando e vendendo a triste humanidade. Ou, como ele prefere dizer, contribuindo para o crescimento do Brasil." (Agualusa, 6)

Eu achei esse passagem muito triste. É triste ver a maneira que as pessoas pensavam de negros. Nessa citação, parece que ele está falando de um animal. Sou grato que hoje em dia não temos esse problema mais, mas ao mesmo tempo ainda têm muitos lugares no mundo que pessoas poderiam tratar pessoas de raças diferentes com mais respeito. É importante lembrar do passado e como que foi, para que isso não aconteça de novo. 

Sunday, October 7, 2012

Mayombe


"SACANAS COLONIALISTAS,
VÃO Á MERDA, VÃO PARA A VOSSA TERRA.
ENQUANTO ESTÃO AQUI,
NA TERRA DOS OUTROS,
O PATRÃO ESTÁ A COMER A VOSSA MULHER
OU IRMÃ, CÁ NAS BERÇAS!" (Peptela, 18)



Sem Medo queria lutar para construir sua própria nação em Angola. Sem Medo foi visto como um herói, porque ele estava disposto de fazer o necessário pela independência da nação. Então, qual tipo de pessoa foi o Sem Medo? Mais uma vez, tem os que aceitam ser colonizados, os que lutam, e os que veem que precisam reunir todo mundo para conseguir. Sem Medo era o Segundo tipo, de nunca parar de lutar.